terça-feira, 21 de outubro de 2014

Vida longa a Sandy West








  


  




Oi pessoal, há exatos 8 anos no dia 21 de Outubro perdemos uma das minhas bateristas favoritas Sandy West, bem nessa época eu ainda escutava RBD e ficava assistindo Disney Channel (quem nunca?), bom , a carreira musical dessa querida começou em 1975 , sendo uma das primeiras integrantes das Runaways junto com a Joan Jett e a Micki Steele, ao encontrarem com Kim Fowley numa balada chamada The Raimbow, se eu não me engano, a história das Runaways é similar a do filme, mais é bem mais rica, e como todo filme nem todos os fatos são verídicos. Para quem não sabe comecei a escutar rock(ouvindo Paramore) clássico escutando The Runaways, a primeira vez que Cherry Bomb, achei uma droga, mas a música não saía da minha cabeça, e comecei a ouvi-la várias vezes , e baixar as músicas das Runaways e em menos de um ano já era fã , e adorava escutar rock'n'roll.

            Sim The Runaways é demais , eu sei e futuramente farei um novo post dedicado a essa banda incrível e revolucionária, mas especialmente esse post é pra homenagear a Sandy West.
           
            Sandy West (10 de julho de 1959 - 21 de outubro, 2006) [1] foi uma musicista americana, cantora, compositoar e baterista.Ela foi uma das membros fundadoras das  Runaways , a primeira banda de garotas adolescentes hard rock a gravar e alcançar o sucesso comercial difundido na década de 1970. [2]
            Sandy (nascida Sandy Pesavento) nasceu em Long Beach, Califórnia . Quando ela tinha 9 anos de idade, seu avô lhe comprou um kit de bateria, por ser uma ávida fã do rock and roll de 1960 e 1970, ela começou a praticar rock imediatamente e regularmente. Ela provou ter um talento natural e rapidamente se tornou uma baterista proficiente. Com 13 anos de idade,ela era a única garota em bandas locais que tocava em festas de adolescentes. Aos 15 anos, ela conheceu Joan Jett e o produtor Kim Fowley e formou a banda The Runaways . [3]

            Bom...Impulsionada por sua ambição de tocar profissionalmente, ela procurou colegas músicos e outros contatos da indústria no sul da Califórnia, com a idéia de formar uma banda de rock só de garotas. Em 1975, ela conheceu o produtor Kim Fowley , que lhe deu o número de telefone de uma outra jovem música na área, a guitarrista Joan Jett . Quando Joan e Sandy se reuniram pouco depois (Joan pegou um ônibus para a casa de Sandy para tocar algumas músicas), houve uma sinergia palpável entre elas, e o início das eventuais Runaways indiscutivelmente ocorreu naquele dia. As meninas tocadas por Fowley, que concordou em ajudá-las a encontrar outros músicos do sexo feminino para completar a banda, principalmente Lita Ford e Cherie Currie .
            Depois de quatro anos de gravações e turnês pelo mundo as Runaways se separaram em 1979, sendo frequente  indústria fonográfica, as garotas, incluindo Sandy, não ficaram com a maior parte do lucro gerado durante a trajetória da banda. Sandy fez tentativas variadas para continuar sua carreira como musicista profissional, tocando no sul da Califórnia, lançando um álbum solo,  The Beat is Back, e formando a Sandy West Band.Nenhum desses empreendimentos produziram renda significativa, de modo que West foi obrigada a passar a maior parte de seus anos pós-Runaways trabalhando fora da música.  Sandy mais tarde afirmou que o ex-empresário/ produtor das Runaways Kim Fowley não tinha pago as membros da banda o que elas tinham o direito . "Eu devo a ele minha introdução ao mundo da música, mas ele também é o motivo que eu estou quebrada agora", disse West. [3]
             Sandy apareceu em Edgeplay:  A film about The Runaways , um documentário sobre as Runaways produzido e dirigido pela ex-baixista da banda Victory Tischler-Blue (mais conhecida como Vicki Blue, que tocou nos álbuns Waitin' for the Night e And...Now The Runaways) , fornecendo alguns dos segmentos de entrevista mais pungentes, descrevendo as coisas que ela precisou para fazer depois da banda por dinheiro .Ela trabalhou principalmente na construção civil, e passou uma pequena quantidade de tempo como barman  assistente de veterinário. Em outras partes das entrevistas do documentário, ela faz alusão ao fato de ela ter se envolvido em atividade criminosa,  por causa das despesas (por exemplo, ela descreve como ela teve de quebrar o braço de alguém por dinheiro que devia). Talvez como resultado desta atividade, West passou um tempo na prisão em várias ocasiões após a sua carreira das Runaways.
            Em 2005, Sandy, que fumava muito,foi diagnosticada com câncer de pulmão , que mais tarde se espalhou para seu cérebro , e ela morreu no dia 21 de outubro de 2006 com 47, a mesma idade que sua ex-colega de banda Joan Jett que disse em um comunicado: "Nós compartilhamos o sonho de meninas que tocam rock and roll. Sandy foi uma baterista exuberante e poderosa ", acrescentando: " Eu estou superada com a perda da minha amiga. Eu sempre disse a ela que mudamos o mundo". Cherie Currie , a primeira vocalista das Runaways , disse, "Sandy West foi, de longe, a maior baterista do sexo feminino na história do rock and roll. Ninguém podia competir ou mesmo chegar perto dela, mas o mais importante era o seu coração. Sandy West amava seus fãs, seus amigos e família quase a uma falha. Ela faria absolutamente qualquer coisa para as pessoas que amava. Nunca mais será o mesmo por mim novamente pisar em um palco, pois Sandy West era a melhor e vou sentir sua falta para sempre ".
            Em 2010 Sandy foi retratada pela atriz Stella Maeve  no filme The Runaways - Garotas do Rock . O filme também contou com Kristen Stewart , Dakota Fanning , e Scout Taylor-Compton , que interpretaram respectivamente Joan Jett , Cherie Currie e Lita Ford . Durante os extras do comentário de aúdio do DVD do filme,Joan Jett disse ter dedicado o filme a ela.
A revista Time descreveu Sandy como uma "baterista de rock pioneira". [5]



Discografia - Álbuns das Runaways
·         The Runaways (1976)
·         Queens of Noise (1977)
·         Live in Japan (1977)
·         Waitin' for the Night (1977)
·         And Now... The Runaways (international release title) (1978)
·         Flaming Schoolgirls ("odds-and-sods" compilation) (1980)
·         Little Lost Girls (re-sequenced US version of And Now... The Runaways ), (1981)
·         Born to be Bad (early demos compilation) (1993)
·         20th Century Masters - The Millennium Collection: The Best of The Runaways (1999)

LANÇAMENTOS após as Runaways
·        7" - F-13
·        uma fita com 4 canções
·        The Beat is Back

            Realmente Sandy já era uma exímia bateirista , mesmo adolescente, podemos ver seu talento em diversas músicas, uma das músicas mais conhecidas das Runaways além de Cherry Bomb é Saturday Nite Special do álbum And... Now The Runaways.
            Mas seu talento fica evidenciadono solo de bateria de Dead end Justice, onde no final Sandy rouba a cena. Assista aos dois videoclipes respectivamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário